terça-feira, 5 de maio de 2015

ANJOS



Segundo a tradição judaico-cristã, o Anjo é uma criatura celestial - que, na generalidade, a maioria dos crentes das religiões fundadas na revelação bíblica acredita ser superior aos homens - que serve como ajudante ou mensageiro de Deus. Na iconografia comum, os anjos geralmente têm asas brancas de pássaro e uma auréola. São donos de uma beleza delicada e de um forte brilho, por serem constituídos de energia, e por vezes são representados como uma criança, por terem inocência e virtude. Possuem influência sobre todo o plano orgânico e elemental, sendo assim eles têm como uma de suas missões, ajudar a humanidade em seu processo de evolução.
A palavra anjo deriva do latim, angelu, e do grego, ángelos (ἄγγελος), com o significado de mensageiro.
De acordo com diversas fontes, existem nove grandes coros (ou cargos), grupos de anjos que ficam ao redor de Deus. Estes nove são divididos em grupos de três, as tríades. Os anjos da primeira tríade se comunicam diretamente com Deus, depois passam seu conhecimento para a segunda tríade, que trata de passar para a terceira, chegando assim ao ser humano. Existe, contudo, muita crendice popular misturada a santa devoção aos anjos, por qualquer Igreja.Segundo a Tradição Católica, são citados apenas três Arcanjos dos quais se saberia o nome: São Miguel (Quem como Deus), São Rafael (Deus Cura), e São Gabriel. Os demais seriam invenção do povo, bem ou mau intencionado.
Afirma ainda que os Anjos não possuem maneiras de conhecer o futuro, possuindo sim uma inteligência muito mais desenvolvida que a nossa, podendo "prever" eventos que fisicamente poderão acontecer, visto que conhecem com precisão todas as regras físicas, como gravidade, densidade, velocidade etc.
Ainda segundo a Igreja, ao atuarem junto a uma pessoa ou objeto, por não possuírem um corpo físico (a imagem de uma pessoa com asas é mera representação (artística) o Anjo se torna um com ele.
Dentro do Cristianismo Esotérico e da Cabala, são chamados de "anjos" os espíritos num grau de evolução imediatamente superior ao do homem e imediatamente inferior ao dos arcanjos.


Primeira Tríade
A 1ª Ordem é composta pelos Anjos mais próximos de Deus, que desempenham suas funções diante do Pai.
Serafins: Do grego, "Séraph" significa "abrasar, queimar, consumir". São os anjos mais próximos de Deus. São os anjos do amor. Assistem ante o Trono de Deus e é seu privilégio estar unido a Deus de maneira mais íntima nos ardores da caridade. É a ordem mais elevada da esfera mais alta. Deus consagrou aos Serafins o trabalho de cuidar, purificar e corrigir os nossos corpos etéricos, um passo fundamental para a aceleração da nossa consciência e para o Progresso Espiritual. Celebram com canções e adoração sendo sentidos por todos através do coração. Dizem que a canção dos Serafins são contos de criação e celebração. A música das esferas.
Querubins: Do hebraico, "Chérub", que São Jerônimo e São Agostinho interpretam como "plenitude de sabedoria e ciência". Trabalham como mensageiros de Deus. Anjos do conhecimento. Assistem também ante Deus, e é seu privilégio ver a verdade de um modo superir a todos os outros anjos que estão abaixo deles. São guardiões da luz e das estrelas. Embora estejam longe do plano da sua realidade, a luz dos Querubins ainda afetam a vida dos seres humanos, uma luz divina que provém do céu e é filtrada através deles. Os Querubins são seres angélicos dedicados à expansão e proteção da chama do amor. São guardadores dos registros sagrados e ajudam para que o plano divino seja cumprido.
Tronos: Inspiram aos homens a arte e a beleza. Responsáveis pela construção da carruagem de Deus. Algumas vezes são chamados "Sedes Dei", (Sejas de Deus). Também assistem ante o trono de Deus, e é sua missão assistir aos anjos inferiores na proporção necessária. São anjos da guarda do planeta.


Segunda Tríade
A 2ª Ordem é composta pelos Príncipes da Corte celestial, que operam junto aos governos gerais do universo.
Dominações: Anjos que auxiliam nas emergências ou conflitos que devem ser resolvidos logo. Verificam se os outros anjos estão cumprindo suas tarefas. São assim chamados porque dominam sobre as ordens angelicais encarregadas de executar a vontade de Deus. Distribuem aos anjos inferiores as funções e seus mistérios. São seres celestiais que governam as atividades de todos os grupos angélicos situados abaixo deles. Também atuam como elementos de integração entre os mundos materiais e espirituais. Embora suas ordens venham de Cima e raramente entrem em contato com as pessoas. Descritos como dominações, são os executivos, os governadores de todos os grupos angelicais situados além deles. Os domínios decidem o que deve ser feito para cumprir a vontade divina, incluindo as obrigações cotidianas. Tudo fazem para que deve ser feito para cumprir a vontade divina, incluindo as obrigações cotidianas. Tudo fazem para que o universo continue a sua trajetória habitual.
Potências: Também chamados de "condutores da ordem sagrada", ficam de guarda entre o primeiro e o segundo nível do céu. São também os guardiães dos animais. Executam as grandes ações que tocam no governo universal do mundo e da igreja, operando para isso prodígios e milagres extraordinários. Eles são os portadores da consciência de toda a humanidade, os encarregados da sua história coletiva. Os anjos do nascimento e da morte pertencem a essa categoria. Eles têm a capacidade de absorver e armazenar a energia do plano divino, da mesma forma com que as árvores captam a energia do sol. Provavelmente foram os primeiros anjos criados por Deus em ordem de ocupar os confins das regiões entre o primeiro e o segundo céus. Como guardas celestiais seu caminho é vigiar uma possível infiltração diabólica. Eles lutam para o equilíbrio do universo.
Virtudes: Orientam as pessoas sobre sua missão. Seu nome significa "força", são encarregados de eliminar os obstáculos que se opões ao cumprimento das ordens de Deus, afastando os anjos maus que assediam as nações para desviá-las de seu fim,e mantendo assim as criaturas e a ordem da Divina providência. Eles são particularmente importantes porque têm a capacidade de transmitir grande quantidade de energia divina. Imersas na força de Deus, as virtude derramam bênçãos do alto, freqüentemente na forma de milagres. As virtudes são sempre associado com os heróis e aquele que lutam em nome de Deus e da verdade. São chamados quando se necessita de coragem.


Terceira TríadeA 3ª Ordem é composta pelos Anjos ministrantes, que são encarregados dos caminhos das nações e dos homens.
Principados: Anjos encarregados de guardar as cidades e os países. Protegem também a fauna e a flora. Como seu nome indica, estão revestidos de uma autoridade especial: são os que presidem os reinos, as províncias, e as dioceses; são assim denominados pelo motivo de que sua ação é mais extensa e universal. Acima dos arcanjos estão os principados. Eles são os anjos da guarda de grupos mais amplos, desde cidades e países até criações recentes do esforço humano, tais como corporação multinacionais. Essas ordem também protege os espíritos do bem contra o ciúme dos espíritos do mal.
Arcanjos: Mensageiros que servem a Deus e aos seres humanos. Asseguram os bons relacionamentos, a sabedoria e os estudos. Eles também enfrentam o Diabo. São enviados por deus em missão de maior importância junto aos homens. estão acima dos anjos são anjos superluminosos, já que eles cuidam de diversos aspectos da existência humana. Os quadro arcanjos mais conhecidos são Gabriel (o anjo da transformação vibracional), Miquel (príncipe da Luz), Rafael (o anjo encarregado da cura) e Uriel (o anjo da salvação), são mensageiros que fazem a palavra divina. Considerados os mais importantes intermediários entre os mortais e Deus.




Arcanjo Rafael
É o anjo que cura, o mais amigo e feliz deles.


Arcanjo Miguel
É considerado o maior entre os anjos, derrotando Lúcifer e parte do exército de anjos caídos, expulsando-os para o Inferno

Arcanjo Uriel
É o anjo do arrependimento. Foi ele quem salvou Noé do dilúvio.


Arcanjo Gabriel
Descrito como dono de 140 pares de asas, anunciou à Virgem Maria que ela estava esperando um filho, o qual deveria se chamar Jesus.


No dia 24 de março comemora-se o Dia do Arcanjo Gabriel.
Segundo a tradição cabalística a tradução de seu nome é: “aquele que ativa a Luz de Deus em nós”.
Arcanjo Gabriel, juntamente com sua contra-parte Sra. Esperança, se manifesta no 4º Raio = Cristal. Este raio ocupa-se, principalmente, da construção de uma ponte sobre o abismo entre o intelecto exterior e o da divindade nata no homem. É Gabriel quem traz "as boas novas". O Quarto Raio é o degrau da união da consciência externa do não ascensionado com seu Deus interno.
Seus Anjos são os mensageiros das boas notícias, nos ajudam a dar bom rumo e direção à nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria. É a ele que recorremos quando necessitamos desses dons.


Arcanjo Miguel
É considerado o maior entre os anjos, derrotando Lúcifer e parte do exército de anjos caídos, expulsando-os para o Inferno.


Comemoração do dia do
Mestre Saint Germain - 19 de março
A última encarnação do Mestre foi como Conde de Saint Germain, na França no século XVIII. É desta época que existem os maiores registros de sua permanência na terra. Não existe registro de sua morte.
Através da alquimia o Mestre desenvolveu a habilidade de transmutar metais em ouro, e as energias negativas em positivas. A verdadeira missão de Saint Germain era auxiliar no progresso da ciência, encaminhar a humanidade para a religião não dogmática e estimular a evolução geral. O Mestre Saint Germain é o Ser responsável pelo Planeta Terra nos próximos 2.000 anos.
St. Germain afirmava ter aprendido as coisas da natureza por sua própria aplicação e pesquisa. Sabia tudo sobre ervas e plantas e havia inventado os medicamentos que usava com freqüência e que prolongavam sua vida e sua saúde. Era conhecido por muitos como o homem dos milagres que previa fatos e transformava objetos.
Teve muitas outras encarnações como: Mago Merlin, o velho sábio que ajudou o rei Arthur a fundar a Ordem dos Cavaleiros da Távola Redonda. Foi o profeta Samuel, foi José pai de Jesus. Foi também Cristóvão Colombo, o descobridor da América e foi Francis Bacon, filho da Rainha Isabel I, da Inglaterra, Shakespeare, Leonardo da Vinci.
A Chama Violeta – utilizada por Saint Germanin - é uma forte e poderosa chama que TRANSMUTA tudo em nós e à nossa volta que não seja paz, amor e harmonia. A Chama Violeta é o Fogo Purificador, a Chama da Transmutação. A cor violeta é a cor máxima da espiritualidade, é a freqüência máxima de vibração espiritual e por este motivo tem a propriedade de acelerar, transmutar e manifestar tudo em nós e a nossa volta mais rapidamente, curando assim a mente humana que está neste momento presa ao limite, a dor e ao sofrimento.

Anjos (propriamente ditos): São os vigias que nunca dormem e os que Deus mais utiliza para fazer milagres. Entre eles, estão os anjos da guarda, que ficam do nosso lado desde o nascimento. Os que têm a guarda de cada pessoa em particular, para desviá-la do mal e encaminhá-la ao bem, defendê-lo contra seus inimigos visíveis e invisíveis, e conduzi-lo ao caminho da salvação. Velam por sua vida espiritual e corporal e, a cada instante, enviam as luzes, forças e graças que necessitam. São eles os anjos que estão mais próximos da humanidade e mais preocupados com as questões humanas. Dentro da categoria dos anjos existem muitas subdivisões diferentes, cada uma com sua específica. São mensageiros de deus, cuidam de coração dos homens.


Lúcifer, o popular Diabo

Segundo diversas tradições, Lúcifer seria um Serafim que se rebelou contra Deus por causa da criação do homem à "Sua imagem e semelhança". O anjo jurou provar que qualquer tentação tiraria essa criatura dos caminhos do "Senhor".
Outros Teólogos e alguns grupos cristãos como os Cristadelfianos afirmam que "a única referência a Lúcifer na Bíblia aplicava-se a Nabucodonosor, rei de Babilônia. E embora a arrogância dos governantes babilônicos realmente refletia a atitude de Satanás que também anseia ter poder e deseja colocar-se acima de Deus, a Bíblia não atribui claramente o nome Lúcifer a Satanás".- it-1 379. Veja- o artigo:Lúcifer.

Em outras fontes ainda, Lúcifer é o mais inteligente, mais bonito e mais próximo de Deus e ficou com cíumes por saber que, em vez dele, Jesus governaria a orbe celeste. Fez uma rebelião com quase um terço(1/3) dos anjos que existiam no céu e tentou enfrentar Jesus. Ao enfrentar Jesus foi banido do céu e enviado para o Inferno. São Miguel Arcanjo o derrotou.

Interpretação para Anjos no EspiritismoPara o Espiritismo, doutrina que tem o Cristianismo por base e foi iniciada no século XIX por Allan Kardec, os anjos seriam os Espíritos desencarnados que se comunicam com os vivos, encarnados (vide O Livro dos Espíritos, Parte 2, Capítulo 1). Seriam, portanto, aqueles que trazem mensagens do mundo incorpóreo. Por este motivo seriam chamados de anjos, palavra que significa mensageiros, os quais aparecem inúmeras vezes nos textos sagrados de religiões judaico-cristãs, indicando a comunicabilidade entre vivos e mortos.


Que os anjos os protejam sempre!


Fonte: Wikipédia

Sem comentários: