A prática da mente alerta, como exposta pelo Tai, ajuda-nos a ter a plena consciência do que está acontecendo.
A energia de que precisamos para reagir às situações de sofrimento, mencionadas em cada treinamento, não é a do medo ou da raiva; é a energia da compreensão e da compaixão. Não há necessidade de acusar e condenar.
Aqueles que estão destruindo a si mesmos, suas famílias e a sociedade em que vivem nem sempre o fazem intencionalmente. Sua dor e solidão os dominam, e eles querem livrar-se delas. Precisam ser ajudados e não punidos.
Os treinamentos para a mente alerta, a concentração e o discernimento estão interligados. Praticar os treinamentos para a mente alerta aumenta a concentração, e a concentração é necessária para o discernimento. A mente alerta é a base da concentração, a concentração permite-nos olhar mais profundamente e o discernimento é o fruto do olhar profundo. Quando estamos bem conscientes, podemos observar que, deixando de fazer "isto", evitamos que "aquilo" aconteça.
Este tipo de discernimento não nos é imposto por uma autoridade exterior. É fruto da nossa própria observação. Praticar os treinamentos para a mente alerta ajuda-nos, pois, a ser mais calmos e concentrados e traz mais discernimento e iluminação, que tornam a nossa prática dos treinamentos para a mente alerta mais sólida.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário